Mata d'el Rei - Retriever do Labrador
Apresentação Novidades Cavalos
Reprodutores Curiosidades Imprensa
Cachorros Galeria Contactos
 
Labrador é treinado pela PM para ajudar paciente com epilepsia

O passeio na praça é tão tranquilo que Davi Rabelo até pega no sono. Ele, que sofre de epilepsia, se sente protegido, pois tem a companhia da mãe, Joanita Rabelo, e também do cachorro, Zulu, que acabou de ganhar.

Mas Zulu não é um bicho de estimação qualquer, ele foi ensinado pela Polícia Militar de Sertãozinho, para avisar a família quando Davi tiver uma convulsão.

Quem treinou o labrador foi o soldado da Polícia Militar Ricardo Casarotti. Por enquanto, ele acompanha o dia a dia da família com o cachorro. É um período de adaptação e a intenção é que Zulu passe 24 horas ao lado do novo dono.

O soldado já treinou cães para encontrar explosivos, drogas e até corpos no meio de escombros. Para detectar uma crise epilética é a primeira vez. Ele teve não só que adestrar o cão, mas também estudar o comportamento do paciente.

A cadeira de rodas passou a ser instrumento de ensino no canil da PM. Primeiro, Zulu aprendeu a ser disciplinado, acompanhar o dono, lado a lado, sem brincadeiras. Quando veste um colete personalizado, sabe que vira o “cão guardião”. Ao sinal de uma convulsão, o cão avisa a família com latidos e só para quando chega socorro.

Davi chega a ter até 20 crises epiléticas por dia, que costumam durar segundos. Mas ele já chegou a ficar sem respirar por mais tempo em crises graves. Zulu ajudará na rapidez do atendimento e na segurança da família.

in: http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,48,348889,Seraozinho+Labrador+treinado+PM+ajudar+paciente+epilepsia.aspx

Mata d’el Rei - Retriever do Labrador
Gonçalo D'Ornellas e Vasconcellos
T (+351) 962 396 437